jueves, 28 de abril de 2016

Bairro dos de Julho.


As vezes acontece que umo descobre um lugar donde gostaria de morar, e sente quase como amor ao primera vista. Eu senti isso como o bairro dos de julhio. Lembro que eu estava procurando moradia e precisava sair da Barra rapidinho. Uma amiga do Paraguai falou com sua amiga do Brasil, que casualmente morava em Salvador. Ela me convidou pra sua casa, no bairro dos de julho, na Ladeira do Gabriel. Como isso foi nas primeras semanas de minha estadia em Salvador, tive algumas dificultades pra encontrar o sitio.

Desse na Avenida Sete, atravese a Rua da Forca e chegue até o famoso Largo dois de Julho. Tempo depois, supe que o Largo era o escenario no começo da famosa novela de Jorge Amado, Dona Flor e seus dois maridos, onde Badinho, o primer esposo de Dona Flor, morreu no dia de carnaval. Ate hoje eu vou ao Largo todos os sábados, pra fazer minhas compras da semana.
Não sei decir ate hoje porque eu gostei tanto do Bairro. Acho que, por um lado, trouxe me muita lembrada do bairro da Encarnação (meu bairro lã, em Assunção).

Dos de julho é um bairro com muita actividade cultural (tem teatros, grupos de capoeira, centros sociais okupa). Perto do Bairro, tem o Solar do Unhao (com a vista pra a Bahia de Todos os Santos) e o MAM (Museu do Arte Moderno) onde o pessoal pode assistir ao JAM do Jazz todos os sábados. Lã tem uma biblioteca de estudos afro descendentes, pertenecente a UFBA.

Tem bares diversos tambem. Meu favorito ate hoje é o Mocambinho. Lembro que conece o Mocambinho no minha segunda noite em Salvador.

Muitas das familias que moram no bairro, são antigas e tiverem suas propriedades passadas de geração a geração.

O bairro tem um movimento social chamado Nosso Bairro é Dois de Julho. Ele surgiu a fim de questionar e intervenir no plano urbanístico do bairro. É uma organização auto gestionada.

No hay comentarios:

Publicar un comentario