jueves, 28 de abril de 2016

Bomfim



Ate minha chegada ao Salvador, nunca comprendi o que era isso das fitinhas de muitas cores numa igreja. A primera vez que estive no bairro de Bomfim foi de noite (numa circunstancia muito ruim, na verdade). Mas na siguiente visita, tive a oportunidade de conhecer a igresia. O encanto della e indescriptível. A ingresia esta licalizada na cidade baixa.

A costume de deixar os pedidos ao Senhor do Bomfim é antiga. As pessoas costumavan a deixar moldes de gesso com forma de partes do corpo humano, ou radiografias mesmo, com a ideia de representar as doença curadas pelo santo. Tempo depois, a costume mudou, de modo que atualmente as pessoas oferecem as fitinhas do Bomfim. A tradição diz que por cada nó que a pessoa faz, um desejo pode ser feito. Então, quando a fitinhas parte se naturalmente, o desejo da pessoa e atendido.
No ano 1975, foi criado um Museu do Ex voto, é foi conformado com os anteriores objetos e lembranças das pessoas que deixar seus desejos de curas milagrosas.

A tercera vez que eu estive no Bomfim, pude conhecer mas o bairro mesmo. Adorei a tranquilidade que tem a noite e o ambiente familiar.

No hay comentarios:

Publicar un comentario